14 agosto 2013

Compras: Perseguição, Heróis e Princesas

Um dos maiores erros de todo viciado em livros (ou filmes, séries, sapatos, roupas, e por aí vai...), é assinar newsletter para receber promoções de sites de compras pelo e-mail.

Quem inventou a tal da compra pela internet é o maior gênio do universo. Ou o maior sacana (para aqueles que como eu só ficam olhando, olhando e olhando MUITO antes de comprar).

Na maioria dos sites de compras, ao fazer o cadastro, tem a opção de marcar aquela caixinha onde aceitamos receber o maldito bendito newsletter.

Na hora do cadastro achamos uma ótima ideia. Quem é que não quer perder as promoções?

Não é uma ótima ideia.

Dia após dia somos turbinados com promoções de todos os tipos. Um game que era R$ 190,00 aparece magicamente por R$ 19,99. Um livro de R$ 40,00 decide ser R$ 9,90. E você dá gritinhos de alegria porque finalmente vai realizar aquele pequeno sonho.

E, na maioria das vezes, aquele pequeno sonho se junta com outro, aquele outro e mais outro. Aí, de repente, temos um "sonhão" bem carinho.

Nosso bolso não curte!


Você recebe aquele e-mail com a sua série favorita, seu livro favorito e você clica pra conferir qual é a tal promoção. Chegando ao site, você pensa melhor e decide deixar pro outro mês.

Sem nada pra fazer, você entra no Facebook. Lê seu feed, conversa no chat e atualiza seu status. E, então, você nota aquele produto que você acabou de ver no site de compras lá no cantinho da página. Nos anúncios.

Você sacode a cabeça e decide espantar seus desejos consumistas. Pra distrair, entra num site de humor. E a primeira coisa que você nota é aquele anúncio com o SEU produto esperando para ser clicado lá no alto da página. "Tá de sacanagem!", você pensa.

Você parte para outro site e acontece o mesmo. E com o outro, o mesmo. E assim vai. Essa perseguição acontece durante dias, até você clicar no link e finalizar a compra do danadinho!

Mencionei isso para o pessoal aqui de casa e alguns amigos. Alguns duvidaram, outros riram. Talvez eu esteja com mania de perseguição (e agora estou passando essa mania para outras pessoas que começaram a notar que os produtos realmente ficam nos stalkeando por todos os sites).

A solução é simples. Parar de receber o tal do newsletter, e que só vai fazer você parar de receber e-mails, os anúncios continuam aparecendo e mostrando o último produto que você visualizou na loja online. Mas como fazemos isso se vamos perder todas as promoções?

Não dá. O jeito é criar resistência e aprender a decidir se aquela é realmente a melhor hora pra comprar o seu queridinho e se seu bolso vai concordar.

E depois dessa enrolação toda, aqui começa o post. (Isso mesmo!)

Nos meus tempos de garotona, Tia Meg Cabot era a escritora favorita de 9 entre 10 pré-adolescentes/adolescentes (estatística inventada, mas provavelmente verdadeira. Hahaha). Favorita entre seu estilo. Ela dividia o meu coração com o Tio Sidney Sheldon e Tia J.K. Rowling.

Os livros estavam bem além do meu orçamento na época. Ou eu lia os livros da biblioteca do colégio ou os livros do meu pai.

A biblioteca do colégio (thanks, God!) tinha um acervo enorme do Tio Sidney. E, por causa da minha insônia, eu lia um por noite. Li todos. E só depois parti para outros autores.

Não lembro onde eu vi ou ouvi do livro O Diário da Princesa, só sei que foi amor à primeira vista (ou à primeira "ouvida").

Primeiro, no título do livro tinha a palavra PRINCESA. E, eu, como eterna amante das princesas da Disney, tinha que conferir. Segundo, a capa era ROSA, tinha uma TIARA (OMG! It's a tiara! #beijoamy) e um COTURNO!!! 

E essa foi exatamente a minha reação com a minha coroa na minha formatura. hahaha



E fiquei só na vontade de ler durante muito tempo. Os que tinham, estavam lendo ou já tinham emprestado pra alguém. E como demoravam pra ler... Eu, que demorava uma noite pra ler um livro, não entendia o porquê de demorarem tanto. OK. Eles não tinham insônia como eu.

Um belo dia, consegui emprestado com a filha da diretora da escola onde minha mãe trabalhava (obrigada eternamente, Nathália Pandeló!). E devo dizer que algumas vezes também demorei pra entregar os livros que pegava emprestado com a Nathália. Eu acabava de ler e lia de novo. É não sou normal! 

Voltando ao livro em questão... No início do livro já me apaixonei e ainda nem tinha começado a ler a história de fato.

Tia Meg colocou nele uma citação do livro que inspirou o filme A Princesinha, que por sinal é um dos filmes mais lindos que já vi. E a citação é a seguinte:

"O que quer que aconteça", disse ela, "não pode mudar uma coisa. Se sou uma princesa em trapos e andrajos, posso ser uma princesa por dentro. Seria fácil ser princesa se eu estivesse vestida com tecido de fios de ouro, mas é um triunfo muito maior ser princesa o tempo todo, sem ninguém saber"

A Little Princess - Frances Hodgson Burnett

Fala sério! Tem coisa mais fofa que essa?

Mia Thermopolis é uma adolescente típica. E embora seja inteligente e sarcástica, se acha uma aberração de 1,80m e sem peitos. Ela vive uma vida normal em New York, onde mora em um loft com Fat Louie e sua mãe. Até seu pai ter câncer de próstata e descobrir que não poderá mais ter filhos, Mia não fazia a mínima ideia de que era, na verdade, uma princesa. 
Com a situação de seu pai, Mia agora é a única herdeira do trono de Genóvia, e, com isso, deverá assumir seu lugar de princesa.
Acostumada a ser invisível, Mia de repente se torna o centro das atenções.
Para não ter que se mudar Genóvia, Mia concorda em ter "lições de princesa" com sua avó, a princesa viúva Clarisse Renaldo, ou então Grandmère. Diferentemente da adaptação sem noção e HORROROSA da DisneyGrandmère não é nem um pouquinho agradável. Ela fuma como uma chaminé e bebe Sidecars 24h por dia, tem um cachorrinho chamado Rommel que não deixa ninguém (a não ser ela) colocar a mão nele, tem sobrancelhas tatuadas e vive deixando a Mia louca. 
Talvez essa passagem do livro explique o porquê da personalidade difícil da querida avó: "Grandmère sempre usa roxo. Lilly diz que pessoas que usam muito essa cor têm distúrbios de personalidade limítrofe, porque sofrem de mania de grandeza. Tradicionalmente, o roxo sempre representou aristocracia, uma vez que, durante centenas de anos, camponeses não podiam tingir suas roupas com corante azul-escuro e, portanto, não conseguiam obter a cor."

Não usem roxo crianças!

A história de Mia segue por dez livros. E eles mostram pouco a pouco (lógico, Sabrina! São dez livros!) o amadurecimento da personagem principal. Mia vai lutando contra a insegurança, descobre o amor e tem um papel importante no futuro de Genóvia.

OK. E o porquê daquele falatório todo sobre compra, promoção, etc.? 

Bom... Hoje chegou o meu pequeno sonho. Pequeno não. Grande. Comprei a coleção toda! _o/ \o_

Depois de anos me controlando pra não comprar aquele monte de livro a R$ 30,00/ R$ 40,00 cada, meu esforço foi recompensado e os anos de tortura foram esquecidos. #likeadramaqueen

É sempre bom lembrar dos velhos tempos. E esses livros são uma janela para aquela fase tão legal e sem tantas preocupações. Ah, nostalgia!

E aqui estão minhas compras nostálgicas:

  • Coleção Diário da Princesa? OK.


Tem coisa mais linda que a bolsinha???


O livro vermelho veio com o nome errado na lateral :/
Na capa está com o nome certo: Princesa Mia.



  • Box de Heroes e Coleção dos filmes do Harry Potter (que o Vinicius, viciado em Harry Potter, comprou comigo)? OK.

 Heroes, a série que me viciou em séries.


  • DVD Meninas Malvadas? OK.



  • Livro Lembra de mim? da Sophie Kinsella? OK.

 Não tão velho. Não tão nostálgico. Mas sempre bom de reler.
E, com certeza, merece um post especial.

A coleção de Heroes e a coleção do Harry Potter são da Submarino.

A coleção Diário da Princesa e o livro Lembra de Mim? são das Lojas Americanas.

E você? Tem aquele livro, filme, série ou outra coisa que te transporta para aquele lugarzinho feliz?
Se não tiver, não se esqueça de se cadastrar no newsletter mais próximo! hiuahiuahiauhaihaiuhu


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Como eu disse: Ainda bem que sou dura forevermente forever e não caio nas tentações, mas assumo que meu coração fica partido de ver tanta coisa boa que não poderei nem sentir o cheirinho. =(
    Aaah! A Princesinha é um dos filmes mais marcantes da minha época e como foi lindo essa citação! #Inspirador eu diria!
    Harry Potter, o sonho de consumo de todos! Lembro-me que quando minha mãe se rendeu e comprou pelo menos um dos livros da tia J.K., eu o li verozmente e quando vi o filme era exatamente do jeitinho que eu imaginava cada personagem! (e nem foi A Pedra Filosofal e eu nem tinha visto o filme! Não me pergunte como, mas fez todo sentido pra mim.. Deve ser pq é um dos meus maiores gostos, assim como meus queridos vampiros!) ^^

    Adorei suas aquisições e seu post Sah! Parabéens! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorou séculos, mas tô conseguindo realizar meus sonhos de consumo.
      E depois me perguntam o porquê de eu não estar saindo. Tá aí o motivo. huiahiuahu
      A Princesinha, como eu já disse, é um dos filmes mais lindos do mundo. Simples e ao mesmo tempo encantador. É um filme que realmente me marcou. E tenho certeza de que marcou muitas pessoas também.
      Harry Potter é uma das minhas sagas favoritas. E ver os filmes, mesmo que eles não retratem tudo que está nos livros, é sempre bom. Adoro e nunca canso de assistir!
      E fico feliz de que tenha gostado do post! Obrigada. ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
SABRINA FRANZONI © OVER THE HEEL - 2013. Todos os direitos reservados.
Design por: SABRINA FRANZONI.
Template base por: Blogspot.
Ilustração Stormtrooper e Boba Fett por: Everaldo Coelho - Find Icons.
imagem-logo